sábado, 25 de outubro de 2014

Pastor de Ovelhas - Parte 01

Antes de abordar o tema central - João, capítulo 10 - onde o próprio Jesus se referiu a si mesmo com um pastor de ovelhas, resolvi pesquisar um pouco sobre como era essa profissão em Israel. Achei bastante material sobre o assunto. 

O que me chamou mais atenção, é que, mesmo andando em rebanho, as ovelhas são animais inocentes e sensíveisElas não possuem nenhum mecanismo de defesa e isso as deixa totalmente vulneráveis aos predadores. 

A criação de ovelhas era uma das atividades econômicas mais comuns de Israel. As ovelhas eram guardadas em apriscos alugados pelos proprietários. Em um aprisco existiam vários rebanhos de donos diferentes. O pastor chegava no início do dia, chamava as ovelhas e as que reconheciam a voz dele saíam e o seguiam. Aqui encontro outra característica interessante desses animais - as ovelhas tem uma boa memória. Vocês sabiam que elas são capazes de reconhecer a voz e a face dos humanos? Por isso que a figura de um pastor único e exclusivo para cada grupo de ovelhas era importante.

Em algumas regiões secas, os pastores tinham que conduzir o rebanho até o local de alimento e retornar com ele antes do fim da tarde. Esse percurso tinha que ser exercido por uma mesma pessoa todos os dias. As ovelhas reconhecem o seu pastor pela voz, se negam a comer e a seguir algum estranho. Algumas crianças eram instruídas desde cedo a cuidar de novos rebanhos para que, ao longo da vida, os animais se familiarizassem com elas.

Abraão, Moisés e Davi foram pastores de ovelhas. O último, em seu salmo, declara: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Salmos 23:1Li que algumas ovelhas podem até mesmo se assustar com o seu próprio reflexo na água, daí o trecho em que o autor retoma a necessidade de um pastor presente para cuidar e conduzi-las a um caminho tranquilo e seguro. "Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas." Salmos 23:2.

Em João 10, o próprio Jesus nos compara a ovelhas e diante dessas características, não dá pra ter dúvida que somos inocentes, frágeis, vulneráveis e que necessitamos da figura de um pastor para nos guiar em todo e qualquer momento. Que Ele nos faça reconhecer a nossa total dependência dEle todos os dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário