sábado, 5 de janeiro de 2013

O Risco das Redes Sociais

Umas semanas atrás, desativei temporariamente a minha conta no facebook. Não demorou muito tempo e uma colega me perguntou o motivo e, após tê-la respondido, ouvi a seguinte frase: "Nossa! Você vai deixar de existir para os seus amigos."   
Qual o nível de impacto que as redes sociais tem causado? Após uma breve pesquisa, eis o que encontro como resultado:
  • Um em cada cinco divórcios nos Estados Unidos tem por justificativa fotos e papos inadequados postados no facebook.
  • A rede social Facebook já provocou até o ano passado, 28 milhões de divórcios no mundo; cita o site Económico.
  • Segundo a TNS Research, 62% dos brasileiros checam o perfil dos namorados(as) em redes sociais. O percentual pula para 67% quando se trata do ex-namorado ou ex-namorada.
  • Uma pesquisa realizada na Inglaterra aponta que cerca de 30% de todos os divórcios citam a palavra facebook como motivo da separação.
Notícias como essas, podem parecer radicais, mas tenho certeza que você já ouviu algum caso semelhante envolvendo ciúme, briga, perseguição ou indiretas de um amigo ou conhecido em meios virtuais. Comprovado por psicólogos, a autoestima, a pressão, a ansiedade, o ciúme e a inveja são colocados em risco quando se utiliza esse tipo de mídia de forma inadequada ou por um longo período de tempo seguido.
  • Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, 50% dos usuários de mídias sociais acreditam que elas trouxeram algum efeito negativo em suas vidas. Comprovadamente a autoestima de quem está constantemente no Twiter e Facebook é menor do que quem se dedica ao mundo offline.
Acreditando ou não, a realidade é que as redes sociais, assustadoramente, tem trazido efeitos negativos na vida dos usuários. A sua autoestima, pressão, ansiedade, ciúme e inveja estão sendo colocados em risco.


Fonte principal: Época Negócios


D. A.

3 comentários:

  1. Sem falar que o facebook é um mundo de ilusão, onde as pessoas postam fotos de lugares, coisas e viagens pagando de fodões como se suas vidas fossem mais felizes do que na verdade são. Passar muito tempo ali corroi a autoestima, as pessoas comparam-se umas as outras querendo ter o que não tem, perdendo tempo com pouco e chulo entretenimento pra dar sentido aos seus vazios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso estivesse postado no seu facebook eu curtiria esse seu comentário. rsrs
      Disse tudo!! São pessoas vazias que ficam o tempo inteiro tentando ser e mostrar o q nao tem.

      As redes sociais viraram uma arma na mão de quem não sabe manusear. O gatilho está ali e é só apertar. Ao apertar, não só você, mas pessoas ao seu redor, que você ama, são atingidas. É hora de rever os conceitos.

      Excluir
  2. Concordo com o seu post e com J Carls também!

    ResponderExcluir