sábado, 2 de novembro de 2013

Submissão: Homem x Mulher

Submissão - Esse é um dos temas mais polêmicos no meio cristão e eu acho ele incrivelmente interessante, por isso jamais deixaria de abordá-lo. Não dá para falar sobre isso sem pensar em machismo, feminismo, humilhação, desprezo e sofrimento, pois quase a totalidade das pessoas está moldada aos padrões do mundo.. Quando fui pesquisar sobre o tema, digitei no Google: mulher submissa e veja o que apareceu nas pesquisas relacionadas:

Realmente, se submissão fosse escravidão, jamais estaria defendendo isso aqui. Toda escrava é uma submissa, mas nem toda submissa é uma escrava.

Qual mulher nunca sentiu um incomodo ao ler Colossenses 3:18? "Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor." e Efésios 5: 22-23? "Mulheres, seja submissa a vossos maridos, como ao Senhor. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja..." ainda mais quando se vive em uma sociedade onde o feminismo e as mensagens de independência feminina cresce a cada dia.

Esse mandamento não deve ser um peso, pois o marido tem a função de deixá-lo agradável: "Maridos, ame a cada um a sua mulher e não a tratem com amargura" Colossenses 3:19 e "amai vossas mulheres como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela [...] assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama a si mesmo." Efésios 5: 25 e 28

O plano é esse: Assim como Jesus amou a igreja e entregou a sua vida por ela, nós homens, devemos amar e demonstrar às nossas esposas o nosso amor por elas de maneira incondicional e ao perceber esse amor, as mulheres devem sentir segurança e prazer em estar sob a liderança do seu marido. 

Tim Challies, em um dos seus livros, definiu muito bem tudo o que penso sobre submissão e entrega conjugal: "Enquanto o marido lidera, a esposa é chamada por Deus a submeter-se à liderança de seu marido, [...] ela é chamada a desafiar tal liderança somente se as exigências do marido violarem a sua consciência ou a lei de Deus. [...] O marido deve liderar de tal maneira que sua esposa não tenha nenhuma razão para recusá-lo. Ele deve ser sensível às suas necessidades e desejos. Ele deve reconhecer os momentos em que, por uma razão ou outra, seria muito difícil para ela doar-se a ele. Ele não deve tentar conduzi-la a atos que iriam deixá-la desconfortável ou fazê-la sentir-se violentada. [...] Seus pensamentos devem ser primeiro a favor dela." 

A submissão não é algo penoso, mas muito agradável quando ambas as partes se preocupam com a felicidade da outra. A submissão não é escravidão, não é sofrimento, não é um peso - É liberdade e confiança mútua.

D. A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário