sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Jesus, o Sumo Sacerdote

Ontem eu estava assistindo o debate com os candidatos à presidência do país e um fato me chamou muito atenção em meio a tantas acusações. Nenhum pretendente teve a coragem de reconhecer diante dos outros, mesmo com provas, algum erro cometido. Seria tão humano e maduro se, pelo menos um, admitisse suas falhas de governo.  Talvez para o marketing político, atitudes como essas não sejam tão interessantes assim, e na nossa vida espiritual algo bem semelhante acontece.

A partir do momento em que reconhecemos a nossa natureza pecaminosa, o pecado passa a incomodar sempre que o praticamos. É normal "ouvir" uma voz acusadora no consciente insistindo em nos martirizar com o medo e a vergonha. Cada vez que pensamos em ajoelhar para falar com Deus somos tomados por um receio, afinal sabíamos o que era correto, mas não o praticamos. Todo o cristão já passou por isso.

Assim como os candidatos no debate, muitas vezes nós relutamos em reconhecer o nosso erro diante dos homens e principalmente diante de Deus e isso dá abertura ao nosso inimigo para a acusação, mas o nosso Pai é tão perfeito que, sabendo disso, enviou Jesus para ser o nosso sumo sacerdote diante dEle.

Os sumos sacerdotes eram autoridades religiosas responsáveis por interceder pelo povo e levar a Deus - através do Santo dos Santos - as ofertas e os sacrifícios de animais. Jesus é o nosso sumo sacerdote - aquele que está assentado ao lado de Deus - que, por já ter tomado a forma humana, reconhece as nossas fraquezas e pode pedir ao Pai o perdão e a misericórdia. Ele recebe as nossas súplicas não com acusação, e sim com misericórdia.

"...Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." Hebreus 4:14-16

O maior remédio contra a acusação é o reconhecimento próprio do erro e a sua respectiva confissão.

Meu Deus, sei que sou pecador. O diabo não pode me acusar de nada, pois já reconheço o meu erro e sei que é só em ti que posso encontrar alívio e perdão. Me ajude a mudar e ser um filho obediente. Em nome de Jesus, o meu bom sumo sacerdote, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário