domingo, 16 de dezembro de 2012

O Ciúme

Desde pequeno sempre fui muito fã de Chaves e Chapolin. Uns anos atrás, adquiri a coleção de dvds com todos os episódios das séries. Eu tenho um ciúme enorme pela coleção. Nunca emprestei e acho que nem emprestarei para nenhum amigo. 

Sentir ciúmes de algo que você gosta é normal. Mas até onde o ciúme pode chegar? O meu ciúme pela minha coleção se limitava ao cuidado e acho que ele pode ir somente até aí.

O ciume obsessivo não é saudável, pois além de causar um enorme desgaste, prova por si só que não existe confiança no outro.

Como de costume, citarei o que, para mim, é a guia para entender o verdadeiro sentido do amor. A receita se encontra em 1 Coríntios 13:4-7. "O amor é sofredor, é benigno; não é invejoso; não julga precipitadamente, sem refletir; não é arrogante; não se porta com indecência; não arde em ciúmes; não se irrita; não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas com a verdade; tudo sofre; tudo crê; tudo espera; tudo suporta". O ciúme é egoísta e possessivo. O verdadeiro amor é generoso.

Conclusão:
Sentir ciúme é normal porém,ele deve se limitar ao cuidado. Saindo disso, o ciúme se torna algo muito desagradável e desgastante. Provocar ciúmes, só traz malefícios para quem o provoca.


D. A.

2 comentários:

  1. Olá! Eu recebi seu e-mail e gostei muuito da proposta do seu blog! Confesso que não entendo muito bem a mente masculina e acredito que a maioria das mulheres também não!rs. O tema que você abordou nesse post é muito bom, como você viu lá no blog, eu passei por um processo de cura nessa área e como Deus me curou? Ele me ensinou a repreender qualquer pensamento contrário quando ele surge e meditar em 1 Coríntios 13:4, justamente o versículo que você usou como base!rs.
    Eu achava que sentir ciúme também era normal, mas hoje eu não gosto mais de alimentar nem um pouquinho desse sentimento. Única coisa que eu acredito que vou continuar sem tolerar é desrespeito e desprezo. Se as pessoas encaram isso como ciúme, então ainda tenho ciúme nesse sentido, porque detesto quando agem assim comigo e eu reclamo mesmo!rs. A Bíblia diz que o Espírito tem ciúme da gente, mas não é um sentimento de posse é a questão de saber colocá-Lo em primeiro lugar nas nossas vidas. O que acho que tem q haver no relacionamento é as duas partes saberem o lugar que temos que ter na vida um do outro... e esse lugar não é o primeiro, mas sim um lugar especial, pois o namoro é uma preparação para o casamento e quando casar a esposa e o marido ocupam o 2° lugar na nossas vidas! Quando eu percebo que estou deixando de ter um lugar especial na vida do outro é óbvio que as coisas mudam... os sentimentos acabam mudando e não é pela questão do ciúme, dá vontade de afastar mesmo, assim como você disse aí que aconteceu contigo, isso também aconteceu comigo.
    Bom, vou responder seu e-mail!
    Jesus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane, Obrigado pelo seu comentário.
      Dói bastante.. estou vivendo isso agora.. é um sentimento de perda, decepção, frustração.. é muito ruim. O Espírito Santo tem ciúmes de nós.. mas é o ciúme que se limita apenas ao cuidado. É um ciúme saudável!
      Fico triste em ver que quase ninguém sabe o que é amor de verdade. Dá medo começar relacionamento assim.. a gente só se machuca.
      Que Deus nos ajude e prepare pessoas para entrar no nosso caminho.

      Excluir