quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A nossa natureza pecaminosa

Sempre quando vejo uma criança ou um bebê - principalmente os recém-nascidos - não consigo ficar sem observar a fragilidade daquele ser tão pequeno e dependente de cuidados externos. É essa a comparação que Jesus faz em Mateus 19:14 "Deixem vir a mim as crianças e não as impeça; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas." Perceba que Jesus não disse que as crianças são puras ou não tem pecado. Ele disse que o Reino dos céus pertence aos que são SEMELHANTES a elas.

Dentre tantas características que uma criança possui, acho que a dependência é a que mais me chama atenção. Faça o teste! Quando estiver conversando com uma criança faça esse pequeno questionário:
1 - Quem comprou esse sapato ou essa camisa?
2 - Quem fez o almoço hoje?
3 - Quem é que escolheu a escolinha que você estuda?

Uma criança não se preocupa com o que vai comer ou vestir, nem com o que vai ser quando crescer. Ela está nas mãos de um pai e sabe que ele vai providenciar tudo para ela no seu devido tempo. É assim que Deus quer que sejamos. "...não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir" Mateus 6:25. É esse o sentimento que Deus espera que tenhamos - total dependência dEle.

Por mais difícil que seja quebrar essa paradigma, quando o assunto é salvação, a bíblia não distingue crianças e adultos - já nascemos pecadores - "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe." Salmos 51:5, em Romanos 3:9-12 lemos que não há um justo sequer, todos estão debaixo do pecado e em Gênesis 8:21 o próprio Deus diz que o designo do homem é mau desde a sua mocidade. Todos se extraviaram e não há ninguém que entenda e ninguém que busque a Deus. Assim, a criança não precisa cometer o primeiro pecado consciente para ser pecadora, pois sua natureza já é pecaminosa. Isso tudo quebra o nosso ego e nos faz depender da graça, do perdão e da misericórdia de Deus, pois até para crer precisamos dEle. Nós somos salvos pela fé e isso não vem de nós, é dom de Deus! 

As crianças são um modelo a seguir para que possamos viver a vontade de Deus aqui na terra. Se elas são um modelo a ser seguido e por isso, possuem um lugar reservado no céu da mesma forma que aqueles que tentam ser como tais.

D. A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário