domingo, 26 de outubro de 2014

Pastor de Ovelhas - Parte 02

"Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10:11

Quando Jesus fez essa comparação, Ele tinha acabado de curar um cego e estava sendo questionado pelos fariseus, pois estes ainda não tinham conseguido reconhecer que Ele era o legítimo filho de Deus. O cego espiritual não consegue discernir a figura do seu pastor, por isso que Jesus, na sequência, fez essa comparação: 

" ...Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz." João 10:2-4


Gosto de analisar ponto a ponto, cada detalhe, pois acredito que a bíblia é a fonte da mais perfeita inspiração de Deus aos homens. Note que o pastor é que vai até às ovelhas e não as ovelhas que procuram o pastor. É o pastor que chama as ovelhas e não as ovelhas que chamam pelo pastor. Eu já ouvi muitos líderes em apelos dizendo: "Dê uma chance pra Deus. Ele está te esperando! Aceite a Jesus!" quando na verdade é Deus quem nos aceita. É ele quem vai até o rebanho e nos chama e todas as ovelhas que são dEle o seguem.

Aí temos outro ponto interessante porque Ele diz: "as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz". Se invertermos essa frase, o sentido mudaria completamente. Perceba que primeiro elas conhecem a voz e depois seguem e não reconhecem a voz porque já estão seguindo. Essa simples inversão mudaria todo o contexto da parábola.

A bíblia nos conta que alguns judeus, que ouviam o discurso de Jesus, chegaram a pegar em pedras para o apedrejar e Ele, reforçando a essência da parábola disse: "Eu já lhes disse, mas vocês não creem. As obras que realizo em nome de meu Pai falam por mim, mas vocês não creem, porque não são minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." João 10:25-27

Os olhos e os ouvidos daqueles que não são suas ovelhas estão tampados, os impedindo de reconhecer a pessoa de Jesus. Os que são, de fato, suas ovelhas, reconhecem a voz e o seguem.  O pastor chama. Os que são suas ovelhas ouvem e o seguem. Não são as ovelhas que procuram o pastor e escolhem a quem seguir. É Jesus que as chama! As que forem suas ovelhas, ouvirão e seguirão Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário