segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Você Enxerga?

Certa ocasião, quando Jesus passava com seus discípulos por Jericó, ele avistou um cego e foi em sua direção, cuspiu no chão, fez um barro com a terra, tocou em seus olhos com aquela mistura e pediu para que ele se lavasse no tanque de Siloé. O cego foi até o tanque, lavou seus olhos e voltou enxergando. 
Os fariseus e os judeus, começaram a perguntar: "Mas você não era o mendigo cego de nascença que vivia a pedir esmola na rua Quem lhe curou?" E ele, agora não mais cego, respondeu: "Foi Jesus, e Ele só pode ser filho de Deus para poder fazer essas coisas!"
A maioria dos estudiosos e religiosos da época não acreditavam em Jesus como o enviado de Deus e por isso o insultaram e o expulsaram da cidade. Mas Jesus sabendo de tudo isso, foi ao seu encontro e o perguntou: "Você acredita que eu sou o Filho de Deus?" e ele respondeu: "Sim! Eu creio!" e o adorou. Essa história nos ensina muitas lições:

1) É Jesus quem vem ao nosso encontro - João 9:1
Não podemos fazer nada: É Ele quem vem nos encontrar.
Você acha que não existia muitos outros mendigos e deficientes em Jericó? Por que então Jesus foi apenas naquele cego? A vontade soberana é dEle. Ele faz o que bem quiser na hora que Ele quiser. Quem somos nós, pecadores para determinar que Deus faça algo em nosso favor? A única coisa que podemos fazer é pedir: Jamais determinar.

2) A cura mais importante não é a física.
Onde está o cego hoje? Bom, levando em consideração o tempo que já se passou desde o ocorrido, não assustaria se alguém me contasse que ele morreu. Será que a ênfase do texto é a cura da cegueira física, que permanece durante o período de vida aqui na terra? Ou será que a ênfase maior é para a cura espiritual? A cura que dará resultado por toda a eternidade é a cura da cegueira espiritual.

3) A religião nos afasta da real pessoa de Jesus.
Note que as pessoas que duvidaram de Jesus eram os fariseus (estudiosos e religiosos da época). Estavam contaminados com a religiosidade e, portanto eram os verdadeiros cegos na história. 
Disse Jesus: "Eu vim a esse mundo para julgamento, para que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos". Alguns fariseus perguntaram: "Acaso nós também somo cegos?" e Jesus respondeu: "Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado, mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece". João 9:39-41

Que a nossa oração todos os dias seja para que o próprio Jesus nos dê visão. Não uma visão física, mas uma visão espiritual para discernir quem realmente Ele é. Que possamos reconhecer a soberania dEle e entender cada vez mais que não podemos fazer nada por nossa própria vontade, mas sim, tudo acontece pela vontade soberana de Deus.


D.A.



Um comentário:

  1. Peço sempre isso mesmo, é muito importante termos discernimento espiritual! Linda canção, também não conhecia!

    ResponderExcluir