sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Há Tempo Pra Tudo!

Daniel Goleman, cita em seu livro Inteligência Emocional um experimento que fez com crianças de 5 anos. Elas foram postas diante de um pratinho com Marshmallow; uma pessoa entrava na sala e dizia que quem conseguisse esperar 15 minutos sem comer receberia mais um doce. Naturalmente, as crianças que não conseguissem esperar não receberiam a outra guloseima. Vejam o que aconteceu no vídeo abaixo:

 

As crianças que participaram desse experimento foram acompanhadas e, anos mais tarde, percebeu-se que aquelas que controlaram seus impulsos eram adolescentes mais equilibrados, com melhores notas na escola, mais solidários e de melhor relacionamento com os colegas. Posteriormente, como adultos, eram bem mais sucedidos.

Isso vai de encontro com algumas idéias que nos bombardeiam diariamente, coisas do tipo:

"Aproveite cada dia da sua vida como se fosse o último."
"Quer comprar isso? Compre!"
"Quer fazer isso? Faça!"
"A vida é curta de mais para se privar dos prazeres do hoje."


Confesso que são frases que mexem, de alguma forma, com a nossa empolgação, mas nem sempre essas atitudes são as melhores. Devemos sim, aproveitar a vida! Sorrir bastante, se alegrar, saber apreciar as pequenas coisas, ser grato pelo que tem e pelo que não tem, lutar para conquistar nossos sonhos e objetivos, mas sabendo aplicar tudo isso no tempo certo. A bíblia diz em Eclesiastes 3:1-11: "Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito de baixo do céu (...) Ele fez tudo apropriado a seu tempo."

Não confunda liberdade com libertinagem! Os nossos atos, quando tomados de maneira inprudente, podem gerar consequências para o resto da vida.
 
D. A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário