segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Trazendo à Memória a Esperança

Confesso que durante esse ano, a grande maioria das vezes em que eu me sentei na frente do computador para escrever, meu coração se encontrava angustiado, triste e desesperançoso. Inúmeras vezes já estive assim e procurei na bíblia versículos e passagens de conforto e esperança para registrar nas páginas virtuais desse blog. O objetivo final não era o leitor, e sim eu mesmo. Sim!! A maioria das vezes eu escrevia para mim! Desabafava e dizia para mim mesmo o quanto Deus me amava, o quão valeria a pena me esforçar para abandonar o pecado, os maus pensamentos, a ansiedade, o medo.. 

Resolvi escrever um pouco sobre isso porque na semana passada algo aconteceu e me deixou um tanto pensativo. Li uma matéria no site Gospel Prime relatando o suicídio de três pastores nos Estados Unidos em menos de 30 dias. Pouco tempo depois, uma colega próxima me contou que um pastor conhecido da família dela também havia posto fim à sua vida.

Quantas vezes a gente só fica sentado no banco da igreja ouvindo as mensagens e acaba construindo em nossa mente a imagem um pastor super herói forte, que nunca erra; quando na verdade a realidade é totalmente diferente. Tenho certeza de que, assim como eu, pastores em momentos de fraqueza e ansiedade, também sentem a necessidade de pregar para eles próprios afim de reafirmarem àquilo em que confiam. O profeta Jeremias, de igual modo, buscava pensar naquilo que lhe fazia bem: "Quero trazer à memória, aquilo que me traz esperança." Lamentações 3:21. Embora a psicologia trate isso como um meio de atrair energias positivas, ela confirma os benefícios que os bons pensamentos podem trazer para a vida.

Paulo foi um dos maiores líderes evangélicos. Ele se tornou referência pela sua coragem e ousadia em pregar o evangelho do arrependimento. Mesmo em situações de prisão e tortura, ele louvava a Deus; sabia ser feliz e agradecido. No entanto, ele mesmo disse: "..recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade..." I Timóteo 2:1-2. Ele pedia, constantemente em suas cartas, orações para as igrejas.

Nos ocupamos tanto em orar por nós mesmos que esquecemos do próximo e "cá pra nóis" orar pelo próximo faz tão bem, se não melhor do que orar por nós mesmos. "Está alguém entre vós aflito ou doente? Ore (...) a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará ... Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sares. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tiago 5:13-16

D.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário