quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Culto Racional - Parte 01 :: Introdução ::

Embora não tenha feito faculdade de psicologia, sempre gostei de pesquisar sobre assuntos que dizem respeito ao comportamento humano. Um colega meu, que foi assistir o jogo da Colômbia na Copa, me disse que no momento em que a torcida colombiana cantava o hino, ele sentiu um enorme desejo de participar da celebração junto com os demais torcedores: ''Quase virei colombiano, de tanto que aquilo me envolveu." disse. Freud explica que, em situações grupais, o ser humano fica completamente vulnerável a fenômenos como esse.

No texto "Psicologia de Grupo e Análise do Ego", alguns teóricos afirmam que em reuniões de grupos, desde que haja um ideal em comum, uma interação sob forma de rivalidade ou que exista uma estrutura hierárquica bem definida, o intelecto do indivíduo, o intenso aumento da afetividade e o aumento da influência dos indivíduos podem se tornar completamente vulneráveis à situação. É o que aconteceu em agosto desse ano, durante o jogo do Grêmio contra o Santos. A torcida, quase unânime, começou a chamar o goleiro Aranha de macaco e a torcedora Patrícia Moreira, que foi flagrada pelas câmeras participando desse ato, teve que responder judicialmente por sua afronta. 

Em Recife, durante a greve da Polícia Militar, 200 lojas foram saqueadas em plena luz do dia. Vários cidadãos, que passavam por ali, foram tomados pelo "calor do momento" e acabaram participando do roubo das mercadorias. Pouco tempo depois, retornaram arrependidos devolvendo os produtos furtados. Esse é mais um dos inúmeros casos em que se prova o quão suscetível estamos quando a adrenalina e as emoções afloram os nossos sentidos.


Que o nosso cérebro está passível a sofrer e compartilhar toda essa carga emocional, isso não é novidade.  Seria muita imaturidade também fechar os olhos e não reconhecer que essas técnicas emocionais conquistadas por meio da música, do grito, do apelo vibrante e perturbador estão presentes nas igrejas. O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, (pois não tinha acesso a livros e artigos sobre o assunto) alertou a igreja sobre a necessidade de analisar as escrituras com cautela afim de não cair em armadilhas e técnicas humanas. A medida que vamos examinando com cuidado a palavra de Deus, começamos a desmistificar várias doutrinas falsas que estão sendo injetadas aos poucos em nossas igrejas e no nosso coração.

Paulo sabia que o verdadeiro evangelho poderia causar desconforto e perseguição, mas mesmo assim, todas as suas discussões eram feitas unica e exclusivamente baseadas nas Escrituras. Em Lucas 17:10-11, Paulo e Silas estão fugindo de Tessalônica para uma cidade chamada Beréia, e lá, foram recebidos de forma diferente. "Os boreanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." A fé cristã é racional. Os boreanos examinavam as escrituras para ver se tudo era assim mesmo. É esse o cuidado que precisamos ter.

Que o nosso desejo e que a nossa busca pela verdade única, que é a palavra de Deus aumente a cada dia. "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." Efésios 4:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário